segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Municípios do interior do Amazonas deve ganhar 'ambulanchas'

Segundo ele, atualmente a Susam gasta R$ 1 milhão por mês com o transporte dos pacientes do interior para a capital.
Manaus - Até o primeiro trimestre de 2013, 25 municípios do interior do Amazonas poderão contar com o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) Regional, que irá dispor de 35 ‘ambulanchas’ (lanchas adaptadas para funcionar como ambulâncias).

“Atualmente, os municípios não contam com o Samu. Quando há alguma remoção de paciente, se não for muito grave, ele vem em ambulância do município. Mas em casos graves, a vítima é removida por avião UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, explicou o secretário executivo das Ações de Saúde do Interior da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), Evandro Melo.
Segundo ele, atualmente a Susam gasta R$ 1 milhão por mês com o transporte dos pacientes do interior para a capital. “Em média, transportamos de dois a três pacientes por dia,  que dá em torno de mais de 120 no mês”, disse. Os pacientes graves são, geralmente, vítimas de acidentes de moto, carro, violência e infarto.

Para Melo, a implantação do Samu Regional irá reduzir os gastos. “Com o atendimento imediato, muitos pacientes não entrarão no quadro grave e não será necessário deslocá-los para Manaus”.

Fonte: D24.com, 05 de Novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário