domingo, 28 de abril de 2013

Expedição da Saúde - Alto Solimões mutirão de cirurgias e consulta médicas na Comunidade de Santa Inês em São Paulo de Olivença - AM.


Senadora Vanessa, Ministro Alexandre Padilha, Secretario de Saúde Wilson Alecrim e o Prefeito Nato Martins. Ministro da Saúde Alexandre Padilha, abre mutirão de cirurgias e consulta médicas na Comunidade de Santa Inês no município de São Paulo de Olivença-AM.

Parte da Equipe do Mutirão da Saúde

Centro Cirurgico

O grande Hospital

Prefeito Nato Martins, Ministro da Saúde Alexandre Padilha e a Senadora Vanessa.



                                                         (Imagens de Adahilton Gonçalves Martins)

Hospital na Floresta

Um hospital de campanha com centro cirúrgico e equipamentos modernos instalado em plena Floresta Amazônica vai realizar 250 cirurgias e mais de 2 mil atendimentos a uma comunidade que reúne 52 mil indígenas entre 26 de abril e 4 de maio. A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a organização sem fins lucrativos Expedicionários da Saúde, que disponibilizaram a infra-estruturar e os profissionais voluntários para realizar o mutirão de cirurgias e consultas médicas numa área de difícil acesso, o Vale do Javari e o Alto Rio Solimões. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanha de perto a ação neste sábado (27), às 12h, na Aldeia Santa Inês, no município de São Paulo de Olivença (AM), no Vale do Javari.


“O grande esforço do Ministério da Saúde é levar a saúde mais perto dos povos indígenas, nas aldeias. Para isso, nós construímos várias parcerias – com o Ministério da Defesa, para a grande campanha de vacinação, tanto da gripe quanto das outras vacinas, e parcerias com médicos voluntários e organizações não governamentais para mutirões de cirurgias, de exame e de atendimento aos povos indígenas.”


Em nove dias, 22 médicos de diversas especialidades vão realizar cirurgias de cataratas, pterígios, hérnias, além de intervenções ortopédicas, ginecológicas e plásticas restauradoras para reparar lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. Todos os 47.185 habitantes das 274 aldeias do Alto Rio Solimões e os 4.955 habitantes das 105 aldeias do Vale do Javari passaram por triagem.

O mutirão complementa os atendimentos realizados em pelo Ministério da Saúde às populações indígenas assistidas pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) da região.


Os atendimentos serão feitos por cinco cirurgiões gerais, cinco oftalmologistas, cinco anestesiologistas, dois clínicos gerais, dois pediatras, dois ginecologistas, um ortopedista. Além dos médicos, quatro odontólogos, uma farmacêutica e dez enfermeiras. Haverá também uma equipe de logística e apoio, composta por 12 voluntários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário